quinta-feira, 25 de março de 2010

Há livros assim... encantadores


Estou quase a acabar de ler " O Jardim Encantado", que comecei a ler na segunda-feira à tarde. O livro é maravilhoso, as personagens são encantadoras. Adoro a personagem da velha Evanelle, que tem um dom, como todas as Waverley. Ela dá coisas às pessoas que mais tarde vão precisar, quer seja dali a um dia, ou a um ano. Ela dá as coisas mais descabidas, como uma pregadeira toda ferrugenta, uma camisa de dormir, isqueiros, preservativos... mas tudo com uma finalidade.
É o primeiro livro que estou a ler da autora, também é o seu primeiro romance, e foi considerado Bestseller pelo New York Times.
Ela já escreveu dois livros, o segundo romance, intitula-se "Quarto Mágico". Foi o primeiro livro que comprei dela. Estava no Modelo, na secção dos livros, e chamou-me à atenção a capa do livro. Gostei do título "Quarto Mágico". Todo o livro era apelativo. A capa, o título... depois li a sinopse e pronto... não larguei mais o livro.
Quando li a parte onde falava da autora, verifiquei que aquele não era o seu primeiro livro, que havia um outro livro, "O Jardim Encantado". Foi aí que decidi comprá-lo, também. Ali, no Modelo, não havia, e como estava perto dos meus anos, pedi que me oferecem-se. E a minha sogra ofereceu-mo. O livro "O Jardim Encantado", tinha igualmente uma capa bonita e um título apelativo. Fiquei toda contente, a colecção estava completa.
Agora, que já comecei a ler um dos livros, posso dizer que o livro de capa bonita e título apelativo, é mais que isso. É uma história cheia de acontecimentos misteriosos, intrigantes, reveladores, mágicos, e com personagens encantadoras, que dá vontade de conhecer.
Uma história capaz de enfeitiçar os leitores menos sensíveis.

***

"O negócio corria bem porque todos os habitantes locais sabiam que os pratos confeccionados com as flores que cresciam em redor da macieira no jardim das Waverley poderiam afectar quem os comesse de curiosas maneiras. Os biscoitos com geleia e lilás, os biscoitos de lavanda e os bolos feitos com maioneses de chagas que a Ladies Aid encomendava para os seus encontros uma vez por mês concediam-lhes a capacidade de guardar segredos. Os botões de dente-de-leão fritos sobre arroz de pétalas de cravos-túnicos, as flores de abóbora recheadas e a sopa de bagas de roseira-brava asseguravam que os convidados reparariam apenas na beleza da casa do anfitrião e nunca nos defeitos. A manteiga de mel de hissopo-anisado espalhada em torradas, os rebuçados de angélica e os queques com amores-perfeitos cristalizados tornavam as crianças ponderadas e atenciosas. O vinho de madressilva servido no Quatro de Julho concedia a capacidade de ver no escuro. O sabor a nozes do molho feito com bolbos de jacintos fazia a pessoa sentir-se taciturna e pensar no passado e as saladas preparadas com chicória e hortelã faziam acreditar que alguma coisa de bom ia acontecer, quer fosse verdade ou não." (1)

(1) in Jardim Encantado, de Sarah Addison Allen, Quinta Essência, 2008, pág. 17-18.

2 comentários:

  1. Bem vinda a este mundo dos blogues. Conheço-te Sandra e vou adicionar-te já nos meus links. Gosto da imagem do teu blog. Está bonito. Continua com o belo trabalho por aqui. E viva a literatura, os livros, as letras.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, pelo comentário. Sim conheces-me, sou a tua prima Sandra.
    Este não é o meu primeiro blogue, já ando nestas andanças desde 2006. Depois de algumas tentativas, decidi criar um blog só meu.
    Também gosto muito do teu blog, é giro e interessante.
    Vai-me visitando por aqui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar