quinta-feira, 18 de março de 2010

Um livro delicioso

Li este livro há uns anos atrás, para aí em 2006. Mas ainda hoje, recordo-o com carinho e algo mais.
O livro não era meu, foi oferecido ao meu irmão mais velho, com direito a dedicatória e tudo. Como o meu irmão não é muito dado a leituras, pedi-lho emprestado.
Foi dos livros que li até hoje com mais vontade e mais depressa. Li-o em cinco dias.
Quando entrei em contacto com a escrita da autora, rendi-me. A sua escrita é simplesmente deliciosa, como o livro. As suas palavras têm cheiros e sabores...Apetece comer o livro só pelas descrições e pormenores com que Joanne Harris conta a história de Vianne Rocher e a sua filha Anouk, na aldeia de Lansquenet-sur-Tannes.
Exemplo disso é o capítulo em que descreve a Chocolaterie, de fazer crescer água na boca. "Estive a ver a montra esta manhã. (...) Em cálices e pratos de vidro estão dispostos chocolates, bombons, mamilos de Vénus, trufas, mendiants, frutas cristalizadas, bombons de avelã, frutos do mar de chocolate, pétalas de rosa cristalizadas, violetas doces..." (1)
Tudo neste livro apela aos sentidos, principalmente, ao paladar e ao olfacto. Desde a capa que é uma tentação para os mais gulosos, como eu, até à história em si, repleta de vocábulos que levam a mais amarga das pessoas, a sentir desejos nunca antes imaginados. Como é o caso de Francis Reynaud, padre austero e fanático, que se deixará cair em tentação... "É como um dos meus sonhos. Rebolo-me em chocolates. Imagino-me num campo de chocolates, numa praia de chocolates, a tostar-focinhar-enfartar. Não tenho tempo para ler os rótulos: meto chocolates à boca ao acaso. O porco perde sua manha ante tais delícias e torna-se de novo porco; e embora algo no cimo da minha cabeça me diga para parar, não consigo. Depois de começar é impossível parar. Isto não tem nada a ver com fome: afatulho-os à força. a boca inchada, a mãos cheias." (2)
O livro que era apenas emprestado, mantém-se comigo, até hoje. Fui eu que o tirei do fundo da gaveta e abri as suas páginas. Foi comigo que ele ganhou vida, foi em mim que ele provocou sentimentos e sensações. Além disso, adoro Chocolate!

(1) in Chocolate, Joanne Harris, Asa, 2002, pág.253.
(2) in Chocolate, Joanne Harris, Asa, 2002, pág.27.

Sem comentários:

Enviar um comentário