segunda-feira, 22 de março de 2010

A minha primeira experiência no Alfa pendular podia ter sido diferente

                    

É bastante impressionada que escrevo este post, mas acho que não conseguia deixar de escrevê-lo.
Hoje, pela primeira vez, andei no Alfa pendular, mas a experiência podia ter sido diferente. Ou melhor, o motivo podia ter sido outro e não aquele que me fez escrever estas linhas.
Ia para o curso de história de arte que estou a frequentar no El Corte Inglés de Lisboa e quando chego à estação de comboios deparo-me com um cenário trágico.
Quando cheguei à estação vi o comboio inter-cidades parado, e atrás dele estava o comboio suburbano que eu ia apanhar. Comecei a correr para apanhar o comboio, mas quando chego ao outro lado, a situação muda de figura. O comboio inter-cidades que estava parado, ia continuar ali parado, e tão depressa não saia dali.
Comecei a achar estranho o comboio não andar, algo se estava a passar e não era boa coisa.
Uns minutos mais tarde, os funcionários da CP que iam no comboio inter-cidades, mandaram as pessoas que iam no referido comboio,mudar de plataforna para apanhar o Alfa pendular que iria dar entrada na linha nº1. Comecei a ficar cada vez mais preocupada, os minutos a passar e eu não apanhava comboio nenhum.
Foi aí que pensei que se tratava de uma avaria do comboio e que ele não ia sair dali tão depressa. Das duas uma, ou apanhava o Alfa, ou não ia ao curso, porque já começava a ficar tarde.
O meu namorado, que ia comigo para o curso, falou com um funcionário da CP e perguntou-lhe se havia alguma previsão para apanhar um comboio para Lisboa. Ao que o senhor deu a mesma informação que tinha dado momentos antes aos passageiros do inter-cidades.
Quando eu ia a passar para o outro lado, ouvi o inter-comunicador da estação a anunciar que tinha havido um acidente com passageiros. Imaginei logo o pior, que alguém tinha sido colhido por algum comboio numa estação mais à frente, e que tínhamos de estar ali à espera até podermos passar.
Mas quando ia a passar para o outro lado, vi uma ambulância. E vi que o acidente tinha-se dado ali, naquela estação, e não numa outra mais à frente.
Mas mesmo assim, pensei que alguém se tinha sentido mal, sei lá. Pensei tudo menos o que aconteceu.
Quando já estava do outro lado ouvi um senhor contar que estava um corpo à frente do comboio, que uma pessoa se tinha atravessado à frente do comboio na estação da Vala do Carregado, duas estações antes da estação de Vila Franca de Xira, estação onde me encontrava.
Não queria acreditar que estava um cadáver ali, a poucos metros de mim.
E se isso aconteceu na Vala como é que o comboio estava em Vila Franca de Xira?? Mil e uma perguntas assombraram a minha cabeça. Quem seria? Se conhecia a pessoa em causa? Porque o tinha feito?
Depois as pessoas que iam lá ver, começavam-me a descrever o estado em que o corpo estava e eu ia ficando cada vez mais impressionada e chocada.
Como é possível, alguém fazer uma coisa destas, pensei eu vezes sem conta.
Meia hora mais tarde, chegou finalmente o Alfa pendular, entrei, caminho a Lisboa. Mas a viagem não foi a mesma. Só pensava naquilo que tinha acontecido, nem fui capaz de pegar no meu livro, e lê-lo como faço habitualmente. Não tinha cabeça nem vontade.
Dadas as circunstâncias, a minha primeira viagem no Alfa pendular não foi entusiasmante, mas com certeza será inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário