sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do pai

Pai Father Padre Vater Papai Dad Père Vader Far Papp Pare Fader Isä

O Dia do Pai teve origem há mais de 4 mil anos, na antiga Babilónia, quando um jovem de seu nome, Elmeseu, moldou em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longevidade ao seu pai.
Mas a celebração do Dia do Pai, como o entendemos hoje, surgiu nos Estados Unidos da América, em 1909, quando Sonora Luise sentiu a necessidade de homenagear o seu pai, através da admiração que tinha por ele. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane, por todo o estado de Washington, tornando-se uma festa nacional. Mas só no ano de 1972, o presidente americano, Richard Nixon, oficializou o Dia dos Pais.
O Dia é comemorado, anualmente, em todo o mundo, mas em datas diferentes. Existem muitos países que celebram o dia no terceiro domingo de Junho, como é o caso dos Estados Unidos da América, África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colombia, Eslováquia, Filipinas, França, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Macau, Malásia, Malta, México, Peru, Reino Unido, Turquia e Venezuela.
Existem ainda países que celebram em outras datas, como o Brasil, no segundo domingo de Agosto e a Austrália no primeiro domingo de Setembro.
Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Listenstaine, comemoram no mesmo dia que Portugal, a 19 de Março, hoje.
A todos os pais do mundo e em especial ao meu paizinho, desejo um feliz Dia do Pai! Adoro-te Pai!

Sem comentários:

Enviar um comentário