sábado, 20 de março de 2010

Nós por cá 2


Hoje fui dar um passeio até Vila Franca de Xira, cidade que gosto muito e onde vou muitas vezes. 
Fui até ao passeio pedonal ribeirinho, olhar o Tejo e a Lezíria. É uma vista que me agrada bastante... gosto de estar em contacto com a natureza. 
Aproveitei e escrevi um poema que irei publicar aqui, amanhã,  em comemoração do Dia Mundial da Poesia. Não estava muito inspirada... o tempo também não ajudou, estava meio cinzento. Mas mesmo assim arrisquei e escrevi umas linhas no meu bloco de capa verde, que anda sempre na minha mala, para utilizar em momentos como este.

Mudando de assunto...

Quando deixei o passeio pedonal, fui até um café, lanchar. Todo aquele esforço mental abriu-me o apetite...
E quando entrei num parque de estacionamento, mesmo à entrada de VFX, eis que deparei-me com a placa acima. Aparentemente é igual a muitas outras, em muitos outros parques de estacionamento, espalhados por o país. Mas esta tem algo de diferente... e todos aqueles que tiverem necessidade de lê-la, irão verificar que existem duas coisas que não estão bem. E que deveriam estar.
Na placa pode-se ler a seguinte informação "Dias úteis das 8.00 ás 20.00h. Sábados das 8.00h ás 15.00h." Se eu ainda sei escrever alguma coisa de português, acho que o acento nas palavras "ás" está mal colocado. O acento deveria ser grave e não agudo. A maneira correcta é "às".

Pequena explicação gramatical: o acento grave em português usa-se em apenas duas situações. E uma delas é na contracção da preposição "a" com a forma feminina do artigo definido e com o pronome demonstrativo. Ou seja, (a+a) à; (a+as) às; (a+aquele) àquele; (a+aquela) àquela; (a+aqueles) àqueles; (a+aquelas) àquelas.

Este é um erro muito comum do português e dos portugueses, mas para uma autarquia, que supostamente deve dar o exemplo aos seus cidadãos e munícipes, fica um bocado mal.
Eu até podia pensar que se tinha tratado de um engano, mas enganar-se duas vezes, seguidas...

Mais uma vez, na minha modesta opinião, acho que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, assim que possível, devia proceder à correcção da placa. A população agradece e os utilizadores do  referido parque de estacionamento também.

Sem comentários:

Enviar um comentário