quinta-feira, 6 de maio de 2010

Novas descobertas



É sempre bom encontrar algo com significado. Com a marca do tempo. Foi isso que encontrei quando peguei em três livros escondidos entre caixas com loiças antigas, aparelhos de ginástica ignorados pelos seus donos, livros escolares, material eléctrico, e coisas do género.

Estas preciosidades estavam na arrecadação. Que lugar estranho para se guardar livros. Os livros foram feitos para ser lidos. Não para ser usados como folhas de jornal para proteger louça em alturas de mudança.

Para mim os livros são bens preciosos. Através deles podemos aprender cada vez mais. Transmitem-nos conhecimento. Colocam-nos dúvidas. Despertam os nossos sentimentos.

Ler faz bem há alma. O que não faz bem à alma dos livros é o cheiro a mofo que se entranha com o passar dos anos nas suas páginas amarelecidas. Esquecidas numa arrecadação.

Aqueles que vou encontrando, tiro-lhes o pó e dou-lhes uma nova vida. Dou-lhes a oportunidade de serem lidos. Dou alma à casa e utilidade às prateleiras.

Uma vez ouvi alguém dizer que uma casa sem livros é como uma casa sem alma. Concordo plenamente.

2 comentários:

  1. Muito bom. Não posso estar mais de acordo: realmente os livros são a alma da casa! E animam a nossa alma.

    ResponderEliminar
  2. Alguns animam, outros nem tanto. Depende da história. Mas todos são interessantes de ler. Beijinhos e obrigada pelos comentários.

    ResponderEliminar