quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Requalificação: Um projecto para continuar


O plano de requalificação da frente ribeirinha do concelho de Vila Franca de Xira promete prolongar o passeio pedonal, a norte e a sul do concelho. Existem inúmeros projectos e uma nova candidatura por parte da autarquia.


Proceder à demolição da antiga fábrica do descasque do arroz, situada em Vila Franca, para dar lugar a uma praça com uma ampla vista para o Rio Tejo é um dos projectos anunciados pela câmara municipal.

Segundo a autarquia, “foi aprovada uma candidatura deste município, no âmbito do QREN, de Requalificação Ribeirinha da Cidade, que constitui a terceira fase da obra e que permitirá ligar o caminho pedonal ao Jardim Constantino Palha e ao Parque Ribeirinho previsto a norte da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca”.

Em tempos, um painel gigante, em tecido, cobria uma das partes laterais da fábrica do descasque do arroz, fazendo as delícias dos que usam o passeio pedonal.

José Rodrigues, 86 anos, morador em Alhandra, ia até às imediações da fábrica só para olhar para aquele painel. “Foi pena o vendaval ter rasgado o pano. Era um espectáculo. Nós íamos ali atraídos por aquilo, para ver aquela vista. Levava-me mais o pano que a viagem do passeio pedonal em si.”

No apelativo painel informativo, colocado pela autarquia estrategicamente, podia ver-se um esboço do projecto de continuidade de requalificação da frente ribeirinha, a norte do concelho.

A candidatura que surge ao abrigo do programa Polis XXI, programa financiado pela União Europeia para a requalificação das cidades, prevê ainda a requalificação da Frente Ribeirinha da Zona Sul do Concelho (nas freguesias do Sobralinho, Alverca do Ribatejo, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria) para a qual estão também previstos vários parques ribeirinhos e caminhos pedonais.

Com esta candidatura, a câmara municipal pretende promover o Rio Tejo enquanto factor de identidade do concelho e local privilegiado para a criação de espaços de lazer e cultura. Todas as iniciativas propostas têm, no entanto, em atenção a protecção, valorização e salvaguarda dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais e culturais ligados ao rio.

Valores e apoios

O investimento global é de 9,790,000 euros, dos quais 7 milhões serão suportados pela câmara municipal e REFER, com 3,500,000 euros cada. Os restantes 2,790,000 euros resultarão do investimento de privados.

De momento, encontram-se a ser efectuadas as obras de Requalificação do Cais de Vila Franca de Xira, a norte do concelho, que ligará o passeio pedonal ao Jardim Constantino Palha, quando a antiga fábrica do descasque do arroz for demolida.

As obras serão executadas em duas fases. A primeira, já iniciada, é a requalificação do muro do cais. A segunda é a requalificação da zona envolvente ao cais, com início previsto para Junho.

O investimento desta obra é de 720.300 euros e conta com a participação da câmara municipal, QREN, União Europeia, Porto de Lisboa e o Programa Operacional Regional Por Lisboa.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira idealiza também a ligação da zona ribeirinha a sul do concelho ao Parque das Nações, através de uma ciclovia entre a zona ribeirinha da Póvoa e o futuro Parque do Trancão. O Parque do Trancão pertence ao Município de Loures. A boa notícia é que Vila Franca e Loures estão já em negociações.

Sem comentários:

Enviar um comentário