quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Corrida, corridinha, caminhada


O passeio pedonal de Vila Franca de Xira é usado para acontecimentos desportivos. As suas condições físicas, aliadas à localização geográfica, fazem com que seja local de eleição para este tipo de iniciativas.


Um dos eventos desportivos mais emblemáticos é a Corrida das Lezírias, prova anual de 15 quilómetros, organizada pelo Pelouro de Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca. A prova, realizada no mês de Março, tem por objectivo promover a actividade desportiva no concelho.

Das três provas existentes, apenas a Mini-Corrida entre Alhandra e Vila Franca decorre na pista do passeio ribeirinho. As outras duas ocorrem em espaços diferentes: a Prova Principal, de 15 quilómetros, atravessa a Ponte Marechal Carmona até às lezírias; a Corridinha, para os mais pequenos, realiza-se no Parque Urbano do Cevadeiro, em Vila Franca.

Todos os anos, milhares de pessoas, umas movidas pelo desporto, outras pelo convívio, dirigem-se ao Parque Urbano do Cevadeiro para participar nas três provas propostas.

Amadores e profissionais do desporto traçam num circuito misto, entre cidade e campo, as belas paisagens ribatejanas.

A beleza natural e as condições da competição ganham, cada vez mais, a simpatia dos atletas. Este ano, a corrida bateu o recorde de 1400 participantes na Prova Principal e cerca de meio milhar nas restantes.

Comemorações do Dia Mundial da Saúde

Também este ano, durante as celebrações do Dia Mundial da Saúde, no mês de Abril, a câmara organizou um conjunto de actividades com o tema “Urbanismo, Saúde e Inclusão Social”. Estas actividades procuraram ir ao encontro daquilo que foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na campanha “1000 pessoas, 1000 vidas”.

Dia 11 de Abril foi a data escolhida para a caminhada, a decorrer no passeio pedonal. Muitos foram os que aderiram a esta causa e vestiram a camisola. Principalmente, os mais idosos.

Ao som de música bem animada, todos fizeram a sua preparação. À sua espera estava a meta, em Alhandra. Até lá, teriam de percorrer cerca de 3 quilómetros. Uns com mais ritmo que outros, concluíram a prova com aproveitamento, sob o olhar daqueles que os esperavam do lado de Alhandra, para a realização de testes médicos gratuitos.

Estas comemorações resultaram da parceria entre o município, a Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, o Hospital Reynaldo dos Santos, a Comissão Social Inter-Freguesias de Alhandra, S. João dos Montes e Sobralinho, e Sociedade Euterpe Alhandrense.

Resultado da adesão ao apelo da OMS, a Câmara de Vila Franca recebeu um certificado emitido pela organização ao concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário