quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Quem caminha sempre alcança


Melhorar a qualidade de vida da população foi o principal objectivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira quando decidiu avançar com a construção de um passeio pedonal ribeirinho entre a sede de concelho e a vila de Alhandra.


“Está preparado para começar a fazer exercício físico?” A pergunta que ocupa o placard informativo interpela aqueles que iniciam uma prática desportiva no caminho pedonal, do lado de Alhandra.

Hoje, constantemente expostos a agressões como o stress e a ansiedade, há que evitar danos e apostar em hábitos saudáveis. O exercício físico é um bom método: protege a saúde e contribui para uma vida mais longa e com mais qualidade.

O desejo de ter uma vida mais saudável levou a que se registasse um aumento significativo de prática desportiva no concelho de Vila Franca. Aqueles que não faziam desporto, porque não frequentam ginásios, vêem agora uma oportunidade para mudar as suas rotinas. O passeio veio oferecer à população um espaço agradável para a prática de exercício físico e bem-estar. A custo zero.

Com início em frente à Casa-Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, passando pelo Parque da Marinha, a Praça de Toiros Palha Blanco, e acabando nas imediações da antiga fábrica do descasque do arroz em Vila Franca, este espaço parece ter cada vez mais “adeptos” e “simpatizantes”. Desde crianças de tenra idade até aos mais idosos, o passeio parece agradar a todos.

Caminhar e correr

As crianças deixam os computadores e as playstations em casa e vão andar de patins ou bicicleta. Os mais idosos ficam pelas caminhadas, na maior parte dos casos acompanhados por um amigo ou familiar. Fernanda Gomes e Ermelinda Almeida, reformadas, vizinhas, amigas e adeptas desta modalidade, já não podem passar sem as suas caminhadas diárias. “Todos os dias depois de almoço, caminhamos uma hora”, sublinha Fernanda Gomes.

Morador em Vila Franca de Xira, o naturopata Clemente Rocha salienta a importância destas caminhadas, dizendo que “são uma prática igualmente saudável e acabam por durar bastante mais tempo do que a corrida. Muito usadas por pessoas com alguma debilidade física ou idade avançada, são uma boa alternativa na realização de exercício físico”. O naturopata refere ainda que “as instituições de administração pública têm por missão ajudar a promover aquilo que beneficia a sociedade. Nesse aspecto faz todo o sentido este tipo de investimentos que contrariem o estilo de vida cada vez mais sedentário”.

No entanto, há sempre quem arrisque mais na prática desportiva e experimente a corrida, como é o caso dos mais jovens. Delfim Rocha, engenheiro informático, 28 anos, residente no concelho de Alenquer, a 8 quilómetros de Vila Franca, dirige-se duas a três vezes por semana ao caminho pedonal para correr. “É a única oportunidade que tenho para fazer desporto, porque os dias de trabalho são passados em frente a um computador.”


Sem comentários:

Enviar um comentário