sexta-feira, 30 de abril de 2010

Leio ficção para fugir ao mundo real

«A ficção não a interessava, nem mesmo as grandes obras. Ela não pretendia "evadir-se" do mundo real, o que desejava de facto era saber mais sobre ele.»(1)


Ainda agora comecei a ler o livro e já me deparei com frases como esta. Eu adoro ficção, romances. Mas isso não quer dizer que queira "evadir-me" do mundo real. Ou será que quer? Se calhar é o melhor caminho nos dias que correm. As pessoas criam as suas próprias fugas neste mundo, e esta é a minha fuga. Mesmo que depois de cada página lida, capítulo terminado ou livro fechado, voltemos sempre ao mundo real. Do qual nunca saímos, fisicamente. Mesmo assim, acho que vale a pena.


(1) Mary Lawson in "do fundo do coração", Caderno, 2007, pág. 29

1 comentário:

  1. Acho que posso concordar com você! De uma forma ou de outra, adoro ler ficção, relaxa e abre a nossa mente, tão saturada das rotinas e futilidades do dia-a-dia. Parabéns pelo blog :) Se quiser conhecer, também tenho um de textos e poesias www.deborasader.blogspot.com

    Bom fim de domingo.

    ResponderEliminar