quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais vale tarde do que nunca


Agora é que me lembrei. Acabei de ler o livro "A casa dos espíritos" de Isabel Allende e não fiz nenhum comentário ao livro, aqui no blogue.


Já lá vão algumas semanas desde que acabei de ler o livro, mas mesmo assim não tantas como deviam (ver post "Nova aventura literária", arquivo Maio 2010). Isto porquê? Porque comecei a ler o livro em meados de Junho e só acabei em finais de Julho. Mais de um mês para ler um livro com trezentas e tal páginas. Que será deste que estou a ler agora "Xeque ao rei" que tem 425!

O livro andou desde o primeiro dia comigo na mala, foi à praia muitas vezes, ficou sujo de areia e protector. Foi à piscina e foi salpicado de água umas quantas vezes, devido aos mergulhos irritantes dos meus vizinhos. Foi ao café, esteve várias vezes à mesa de uma esplanada. Foi a exposições, a museus. Andou de carro, comboio, metro. Suportou altas temperaturas, noites frescas. Enfim, foi um fiel companheiro.

Eu é que não fui lá muito fiel na sua leitura. Havia dias de grande preguiça e outros de extrema dedicação. É verão e nesta altura só apetece fazer nada.

Mas falando do livro... mesmo com todos estes contratempos foi uma história que me agradou bastante.

Antes de ler o livro, sem saber nada sobre ele, pensava que ia ler um livro de terror, sobre uma casa assombrada, tipo o filme "The others" com Nicole Kidman. Mas não. O livro surpreendeu-me pela positiva. Foi melhor que isso. O livro não falava de uma só casa, e os espíritos... esses... não metiam medo.

É uma história triste, pesada, que nos faz reflectir sobre a condição humana. Sobre o bom e o mau de nós, seres humanos. Fala de valores, crenças. É uma história intrigante, mas uma boa leitura. Acima de tudo, uma história de amor. Aconselho.

Ah! Depois de ler o livro tive curiosidade de ver o filme. Gostei. Os actores eram óptimos, Glenn Close, Meryl Streep, Jeremy Irons, Antonio Banderas, Winona Ryder. Além disso, o filme foi rodado em Portugal, e foi curioso reconhecer alguns dos lugares. Também aconselho a ver o filme.

Duas boas sugestões culturais. Fico-me por aqui.

1 comentário:

  1. O mais importante foi teres lido e gostado. O tempo que levou não importa. Demorou mais porque saboreaste devagar. É maravilhoso! E o filme também vale bem a pena! É dos poucos casos em que a adaptação foi bem feita.Ela é uma excelente escritora, tens de ler outros dela!

    ResponderEliminar