segunda-feira, 9 de agosto de 2010

É melhor nem ligar a televisão à hora dos noticiários



Vem uma pessoa da piscina, depois de estar não sei quantos minutos ao sol a estorricar (pois este calor não se aguenta), e mal chega a casa e liga a televisão para se manter informada do que se passa no país e no mundo, qual é a notícia predominante?? Qual é?? Fogos. Isso mesmo. Nem mais.


Dia após dia é esta a notícia que abre os telejornais portugueses, quer à hora de almoço ou à hora de jantar. Das duas, uma. Ou não se passa nada de mais importante ou é o sensacionalismo jornalístico mais uma vez a exceder-se.

É que nem vale a pena pegar no comando e mudar de canal, porque já fiz a experiência outras vezes, e os fogos são notícia de abertura e prolongamento em todos os telejornais nacionais.

Eu muito sinceramente preocupo-me com a situação que se está a passar no nosso país, que é idêntica todos os anos nesta altura. E também acredito que muitos portugueses e telespectadores partilhem deste sentimento. Mas senhores directores de informação dos mais variados meios de comunicação social, em especial a televisão (que é do que se está a falar aqui), não façam da desgraça dos outros uma oportunidade para subir nas audiências.

Eu sei que fazem isso porque infelizmente é o que as pessoas gostam de ver. Não no meu caso. Mas podiam mostrar a mesma informação de outra maneira. Sem ferir susceptibilidades e sem dar grande protagonismo aos autores de tamanha desgraça.

Eu sugiro:

 Não abram os noticiários com este assunto. Porque desse modo só estão a contribuir para o protagonismo dos seus autores.

Não façam da notícia uma telenovela, onde cada dia se desvenda mais um capítulo que não trás nada de novo à história. As notícias devem ser breves e sucintas. E pelo que tenho vindo a observar, nada disto acontece quando o assunto é: incêndios.

Claro que é necessário saber o que se passa no país, mas não precisamos de explorar a vidas das pessoas que estão a passar por tal sofrimento. Põem pessoas a chorar e a gritar na televisão. Os jornalistas quase que fazem acampamento nas localidades ameaçadas pelos incêndios. Sem falar daqueles que querem armar-se em heróis e por uma boa reportagem são capazes de tudo, até de se enfiarem no meu do fogo só para terem as melhores imagens e o melhor ponto da situação.

Enfim, são meros desabafos, estes que escrevo aqui, porque sei que as minhas palavras em nada contribuirão para mudar o modo como se faz jornalismo em Portugal. Isto escrito por alguém da área do jornalismo. É triste mas é a realidade.

1 comentário:

  1. Completamente de acordo. Os nossos telejornais são tudo menos um resumo de notícias. Mais tarde poderiam fazer desenvolvimentos temáticos e, a quem interessasse, ficava por ali e documentava-se. Mas fazer uma hora e tal de telejornal com incêndios e afins só num país que se quer muito moderno, mas é um atraso em tantas coisas como esta. Explorar sentimentos é o que fazem as televisões pública e comerciais! E o povo pá?

    ResponderEliminar