quarta-feira, 29 de abril de 2015

A minha BeFit Bag

Depois de vários investimentos em marmitas heis que encontrei a marmita ideal... a BeFit Bag.
Desde que trabalho longe de casa (há 4 anos) que deixei de ter o luxo de ir almoçar a casa. Passei a tratar a marmita por tu e a usá-la diariamente no meu percurso casa-trabalho-casa.
Passados estes 4 anos foram muitas as marmitas, às bolinhas, aos bonequinhos, vermelha, azul, preta... quadradas, arredondadas, rectangulares... mas nunca ficava completamente satisfeita. Nunca tinham o tamanho ideal e a minha luta diária para enfiar uma dezena de tupperwares dentro delas era stressante.
Desde que comecei a levar mais a sério este lifestyle fitness que aos meus treinos diários aliei os cuidados redobrados com a alimentação. E cuidados alimentares implicam uma marmita à altura.
A BeFit Bag tem espaço suficiente para a comida que trago para mais de 12 horas fora de casa. O que é igual a lanche da manhã+almoço+lanche da tarde+ pré-treino+e mais alguma coisa para o caso de bater a fome e já ter devorado todos os tupperwares. 
Normalmente este "mais qualquer coisa" é mais uma peça de fruta ou tortilhas de milho/arroz ou barras proteicas/energéticas. 
(Sobre as refeições que levo nos tupperwares irei fazer um post dedicado a este assunto brevemente)

Quando os meus olhinhos brilharam de felicidade

A BeFit Bag (cinzenta e preta)

A divisória principal onde estão as 3 principais 
refeições do dia de trabalho 
(lanche da manhã+almoço+pré-treino)

Divisória superior para barras, frutos secos e 
suplementos alimentares em comprimidos.
 (no meu caso tomo apenas vitaminas ao pequeno almoço)

 Lateral direita onde coloco a fruta.

Lateral esquerda onde coloco o "mais qualquer 
coisa" (neste caso pão de cereais com fiambre de 
peru e tortilhas de milho)





quinta-feira, 23 de abril de 2015

Pequenos almoços

O pequeno almoço para mim é das refeições mais importantes do dia, talvez porque seja a primeira, depois de umas horas de sono (não tantas quanto gostaria. Raramente durmo mais do que 6 horas à semana).
Sou daquelas pessoas que acorda esfomeada. 
Quando acordo às 6h preparo a minha marmita para o trabalho. Na maior parte das vezes cozinho as refeições de manhã (quando venho cansada do ginásio não me apetece fazer mais nada, apenas jantar e ir para a cama. Depois é tudo a correr no dia a seguir). 
Demoro mais ou menos uma hora na preparação da minha marmita. Entre cortar fruta, arranjar salada, cozer ovos, cozer legumes, assar batata doce... e o meu corpo a começar a implorar por comida. Mas só depois de tudo preparado e devidamente bem condicionado na marmita é que começo a preparar o meu manjar matinal.
Os meus pequenos almoços são variados, uns dias opto por cereais, outros por pão, ovos mexidos, papas de aveia, panquecas... Não gosto de comer sempre a mesma coisa dias seguidos. Se bem que às vezes por falta de tempo é a lei do menor esforço. Foi o que aconteceu estes dois dias como podem ver pelas fotos. Não variou muito, mudei apenas a fruta e o recheio do pão. Mas quando tenho mais tempo (ou seja, quando não me atraso na minha marmita) gosto muito de comer as minhas papas de aveia mais elaboradas, ou uma bela panqueca.
Focus is the way!

Bebida de aveia
Pão de sementes de abóbora com queijo fresco magro+goiabada
Goiaba+morangos

Bebida de aveia
Pão de sementes com queijo fresco magro+manteiga de amendoim
Morangos+framboesas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Manteiga de amendoim caseira

Ingredientes:

1 pacote de amendoins torrados (usei de 500gr)

 Descascar os amendoins
 (a pior parte da receita. Desta vez convenci o namorado ;)

 Triturar na 1,2,3

 Até formar uma pasta

 Colocar num frasco e levar ao frigorífico

Opção: colocar uns amendoins inteiros por cima


* Não usei os amendoins todos na preparação desta manteiga de amendoim. Reservei os restantes para uma próxima. Pois esta manteiga não leva quaisquer tipo de conservantes. Por isso não fiz uma grande quantidade.

Agora é usá-la na preparação dos meus pequenos almoços em panquecas, papas de aveia ou simplesmente no pão.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Sushi: criaram um monstro

Este fim de semana foi a minha estreia em 32 anos de Sushi. Sempre que me convidavam para ir ao Sushi eu fazia caretas e desculpava-me logo com um "ai não sei se gosto. E depois se não gostar passo fome" "e aquilo é cru e tem de se ter cuidado onde se come". Mil e uma desculpas para não ir porque achava eu, no meu desconhecimento, que não gostava.
Depois de tantas negações heis que resolvi experimentar e fosse o que Deus quisesse. Nem que saísse dali para a telepizza.
Fui, provei e adoreiiiiiiiiiiiiiiii!!! Adorei o arroz (mas já sei que contém açúcar. Deve ser por isso que é tão bom). Adorei as peçinhas que têm algas à volta com arroz no meio, fruta, abacate ou salmão... até as peçinhas que traziam só arroz e salmão eu gostei. O que gostei menos foi o sashimi de salmão, talvez por ser o que é mais cru. Porque é só o salmão puro e cru, sem arroz...
Tudo a acompanhar com um chá verde foi de comer e chorar por mais :)
A partir de agora já decretei o dia do Sushi uma vez por mês.
Criaram um monstro, agora alimentem-no.




segunda-feira, 20 de abril de 2015

Proteína para os meus músculos

Quem tem como objectivo o ganho de massa muscular, como eu, tem de ingerir muita proteína. 
As minhas refeições e marmitas são sempre pensadas de modo a serem ricas neste nutriente.
Lanches à base de atum, frango, claras de ovo... são as minhas opções. Há quem ache estranho esta minha opção mas acreditem que é muito fácil de entranhar. Para mim já é super normal este tipo de refeições onde parece que estou sempre a almoçar. Fico bem mais saciada do que quando lanchava iogurte com bolachas. E os meus músculos agradecem bastante porque é disto que eles precisam para crescer.

Atum ao natural com ovo cozido e tomate cherry pêra

Domingo não foi só dia de descanso também foi dia de treino

Treino 6 vezes por semana de segunda a sábado. Mas esta semana nem no Domingo descansei.
É o que dá ir a festas de aniversário e só ver coisas apetecíveis mas impróprias para pessoas com uma fitlife. Como é o meu caso.
Dias não são dias e eu tenho sempre o meu dia do lixo semanal onde como o que me apetece mas sem grandes exageros para não comprometer todo o meu esforço durante a semana. Este dia normalmente calha ao fim de semana porque é quando como fora e há sempre a vontade de comer uma sobremesa a seguir ao almoço ou jantar. Ou então quando vou ao cinema e deixo as tortilhas de milho em casa e agarro-me ao pacote de pipocas como se não houvesse amanhã.
Como os abusos foram bastantes com direito a salame, cheesecake, bolo de aniversário, refrigerante, batatas fritas de pacote (que eu adooooooro).... lá tive eu de ir fazer uma visita ao ginásio no domingo ao fim da manhã para ver se derretia algumas destas pequenas maravilhas.
Foram 10 minutos de corda e mais 30 minutos de passadeira com inclinação máxima a velocidade 5.0.
Resultado: bastante acelerada e suada e com menos peso na consciência do dia anterior ;)
Bons treinos e cuidado com a boca!

Modelito escolhido

terça-feira, 14 de abril de 2015

Panqueca de aveia, manteiga de amendoim e banana


Ingredientes:

- 4 colheres de sopa de farinha de aveia integral (podem usar outra qualquer) ou flocos de aveia finos
- 1 ovo
- 100 ml de leite de aveia (podem usar de vaca, coco, amêndoa, arroz, soja...)
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim

Preparação:

Colocar os ingredientes num liquidificador até formar uma mistura homogénea.

Deitar a mistura numa frigideira anti-aderente.

Cozinhar +/- 2 minutos de cada lado, em lume brando.

Servir de imediato ou então fazer mais porções e congelar para os pequenos almoços ou lanches.