Antes de iniciarem a visualização da fotogaleria gostaria de fazer uma breve explicação da narrativa fotográfica. Principalmente, explicar o motivo porque usei imagens a preto e branco, e a cores.
A ideia é mostrar o que mancha a paisagem e o que é belo e natural. Assim, todas as imagens a P&B são uma representação do que é negativo na paisagem envolvente do passeio ribeirinho. E as imagens a cores são uma repesentação da natureza do espaço.
Todas estas imagens foram trabalhadas no Photoshop CS4 e CS5, em termos de ajuste tonal, contraste e saturação.
Fotogaleria: Um cenário quase perfeito
Com vista privilegiada para o Rio Tejo, os mouchões e a lezíria, o passeio pedonal ribeirinho de Vila Franca de Xira tem, ao longo do percurso, elementos que destoam num cenário de grande beleza natural: as fábricas de Vila Franca e Alhandra.
A desactivada e degradada fábrica do descasque do arroz em Vila Franca de Xira
Vista da Lezíria
Os esgotos são uma constante
A sombra e o ar puro das árvores
Os grafitis tomam conta dos espaços abandonados
Um olhar sobre o Rio Tejo
Antiga Escola de Máquinas da Marinha
Prados de sequeiro florido
Fábrica da Cimianto, em Alhandra
Espaços verdes
Cimpor - Cimentos de Portugal, em Alhandra
Cais de Alhandra
Que excelentes fotos! Outra coisa nem era de esperar de ti! Até me despertaste a vontade de ir conhecer este passeio e fazer um pique-nique. E a ideia do cores versus preto e branco para o belo versus negativo está muito bem apanhada! Parabéns, Senhora Jornalista!
ResponderEliminarObrigada pelo elogio às fotos. É bom fazer trabalhos como este, e ver que o esforço não foi em vão. Conseguir despertar a curiosidade em visitar o espaço foi um dos meus objectivos. Bom passeio :)
ResponderEliminarAh e obrigada pelo "Senhora Jornalista". Quem me dera. Por enquanto não passo de uma aprendiz.
ResponderEliminar