sábado, 29 de maio de 2010

Ops... mais uma mudança... enfim

Hoje andei outra vez a alterar o meu blogue. Não sei deve ser do estado do espírito. O que eu sei é que me apeteceu mudar. Mesmo depois de ter feito alterações há menos de uma semana.
Cada vez que mudo, gosto ainda mais do resultado final. Talvez seja por isso que ande sempre a mudar... para ver se encontro de vez o resultado final que tanto quero.
Por enquanto fica este. Aceitam-se sugestões e críticas.

Isto de estar com o estado de espírito alterado dá nestas coisas... alterações e mais alterações.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Que se lixem as calorias... sabe bem.


Ora como hoje estou numa de valorizar aquilo que temos de melhor no nosso país, eis do que me lembrei... claro só podia... Merry CupCakes... nem mais. Eu sei que esta autêntica bomba de calorias não faz parte da nossa vasta e deliciosa doçaria nacional (que é bem boa diga-se de passagem), mas foi umas das poucas coisas que de melhor se fez nos últimos tempos, em termos de importação no nosso país.


Estes famosos queques, popularizados por Carrie Brashaw, em Sex and the City, eram até há pouco tempo uma imaginação gustativa. Mas como felizmente nem tudo são más noticias no nosso país... a imaginação passou à prática. Eu já pratiquei. E digo uma coisa, soube-me que nem ginjas, não tivesse eu comido esta pequena maravilha numa das minhas idas à Feira do Livro, na barraquinha da Ginja de Óbidos.

Ainda sou do tempo...


em que os comerciantes amam o seu negócio, a sua loja, o seu "estaminé". Não é todos os dias que se encontram lojas como esta, em Lisboa. Trata-se de uma loja de chás, café e chocolates. Uma verdadeira perdição é o que é. Por si só, os produtos que oferece já são uma boa publicidade para a loja, a montra então nem se fala... é de comer e chorar por mais... e como não bastasse a montra da loja estende-se para o chão...
Isto sim é um verdadeiro espírito comerciante.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Nova aventura litarária


Acabei hoje mais uma leitura "Do Fundo do Coração", de Mary Lawson. Eu sei que demorei muito tempo a lê-lo, mas tive um curso pelo meio e o tempo era pouco. Cheguei mesmo a reler as páginas que já tinha lido, porque quando peguei no livro para continuar a ler já não me lembrava da história, as personagens eram-me desconhecidas. Mas quando voltei a pegar nele, nunca mais o larguei e li-o em poucos dias.

A nova aventura literária já está escolhida "A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende. É um livro que já ando para ler há muito tempo, há mais tempo do que aquele que ele está na minha estante. São várias as pessoas que me recomendam o livro. Por isso, não podia esperar mais.

A pilha de livros começa a diminuir... uff... mas o pior é que esta imagem está desactualizada. Não são só estes livros que tenho na minha mesa-de-cabeceira, que aliás, dado o volume, tive de começar a transferir para a cómoda.

Mas é bom saber que tenho muitos companheiros para as horas de solidão, que são muitas... infelizmente... ou talvez felizmente... não sei... é sempre bom ter momentos com nós próprios... como é sempre bom ter alguém com quem falar... é bom ler...eu gosto... e gosto de fazê-lo sozinha... eu e o livro... eu e as novas personagens... eu numa nova história... eu e o meu mundo... o Mundo da Inca.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Antes e depois

Alguns minutos a trabalhar no Photoshop CS5.
Resultado: mais luz, mais cor, mais contraste.

De porta-chaves a elemento decorativo de uma moldura


Estive de volta de coisas antigas que estavam na minha caixinha de recordações, e quando vi este ex-porta-chaves que uma amiga da minha mãe trouxe de Cuba, lembrei-me de tirá-lo de uma vez por todas do fundo da caixa e dar-lhe vida. Já que a sua vida como porta-chaves estava acabada... Então surgiu-me a ideia de fazer uma pequena bricolage, e personalizar uma das muitas molduras que tenho (todas elas simples e iguais). O que ficava mesmo bem era uma foto minha em Cuba... isso é que era... mas enquanto isso não acontece, fica esta no Cabo Espichel.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Brindes Rock in Rio Lisboa 2010

Este ano a minha passagem pelo Rock in Rio Lisboa foi diferente das anteriores. Fiz actividades e até andei à caça aos brindes, coisa que nunca fiz nos outros anos.


Uma coisa é certa, não vim de mãos a abanar. Na minha passagem pela Cidade do Rock trouxe três sacos iguais a este preto e branco; uma t-shirt da Madeira (que para otê-la tive de suar um bocadinho, ao fazer desportos radicais, como a escalada e atravessar uma ponte no ar); uma peruca cor-de-rosa do Millenium e uns óculos da Pepsi (para ficar com um ar mais radical durante o evento); e ainda uma pasta de dentes da Colgate para manter o sorriso 5 *****).

Só tenho pena de não conseguir trazer o chapéu de palha da Sapo. Quem manda a mim ter medo de andar de Montanha Russa.

Eu fui!

Sexta-Feira, dia 21 de Maio de 2010, primeiro dia da edição deste ano do Rock in Rio Lisboa. Eu fui e diverti-me ao máximo. Aqui ficam algumas fotos e vídeos dos momentos mais marcantes do dia.

Andei na Roda Gigante (depois de esperar eternamente debaixo de um sol abrasador), fiz escalada, andei pendurada numa ponte, andei à caça aos brindes (trouxe coisas bem giras e úteis. Só não trouxe o chapéu de palha da Sapo porque tive medo de andar na Montanha Russa), fartei-me de andar, comer gelados, beber água para não desidratar, e claro assisti aos espectáculos. Uma aventura até às 2h00. Já nem sentia os pés, e a bexiga, essa então, foi posta à prova durante longas horas.

 

Ivete Sangalo levando o público ao rubro.
John Mayer, num estilo mais calmo.
Shakira, o momento mais esperado da noite. Espectacular.
E foi assim...

A cara do blogue


Depois de algum tempo simpsonizada, decidi pôr uma foto minha. Ainda que de óculos escuros :)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mudar faz bem à alma. A mim fez :)

Hoje decidi mudar algumas coisinhas no blogue: a cor e o cabeçalho. O modelo, por enquanto, ainda fica o mesmo.

Escolhi o azul e o laranja como as cores principais. O azul é uma cor fria que me faz lembrar o mar e o céu. O laranja é uma cor quente que me transmite calor, luz e energia.

Sou assim, não consigo ter as coisas muito tempo da mesma maneira, cansa-me. Além disso, é bom mudar de vez em quando, desde que seja para melhor. Assim o espero.

Parabéns Inca


A Inca faz hoje sete aninhos. Parabéns por existires na minha vida. Adoro-te.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A beleza da vida animal

Numa visita ao Oceanário de Lisboa, este simpático e vaidoso pinguim quis posar para a minha objectiva. Só tenho a agradecer a sua disponibilidade e paciência, pois não são todos os dias que temos a sorte de consegui-lo, dadas as limitações dos seres que compõem a vida animal...

Hoje foi assim... num momento de inspiração

"Os livros são um vício saudável, que nos alimentam a alma e nos fazem crescer como pessoas."





*Resposta ao comentário de uma querida amiga  no post "Uma ida à Feira do Livro de Lisboa".

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mundo da Inca

Três livros, dois autores, duas editoras, dois idiomas, uma leitora.


Estas foram as minhas aquisições na minha visita à Feira do Livro de Lisboa, no fim-de-semana anterior. Há tempos que estava para comprar estes dois livros de Escrita Criativa, mas achava que eram caros. E fui esperando… ( mas como lá diz o ditado "Quem espera sempre alcança") e não é que comprei os dois livros pelo preço de um. Os livros de Escrita Criativa são da autoria de Pedro Sena-Lino e estão divididos em dois volumes, "Escrita Criativa I" e "Escrita Criativa II". Para mim são um bom manual para quem gosta de escrever. Aqui, tem a oportunidade de ler alguma teoria e pôr em prática a sua criatividade, fazendo os exercícios que são propostos.


A terceira compra literária foi "La ciudad de las bestias" e é da autoria de Isabel Allende. Em português o livro é conhecido por "A Cidade dos Deuses". É o primeiro de uma trilogia. Mas quando o comprei não fui por ser da autora que é, ou por ser o primeiro de uma trilogia, e muito menos por ser best-seller. Comprei-o porque além de gostar da autora, sim senhor, decidi que queria começar a ler literatura espanhola, para praticar o meu "espanhol" que anda esquecido...

Espero que não fiquem muito tempo na fila de espera. Pelo menos o primeiro volume de Escrita Criativa já anda comigo na mala :)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma ida à Feira do Livro de Lisboa



Este fim-de-semana fui até à Feira do Livro, adorei. Comprei alguns livros e até fiz um Workshop. Mais três livros para a minha estante, ou talvez para a minha mesa-de-cabeceira, porque duvido que caibam na estante. Não consigo evitar, adoro livros, é um vício. Mas daqueles saudáveis.


Adorei o Workshop de Escrita Criativa, orientado por Pedro Sena-Lino, o autor de dois dos livros que comprei na Feira. Eram um dos livros do dia da Porto Editora, e há muito que estava para comprá-los. Ainda por cima comprei dois pelo preço de um. Querem melhor compra que esta. Sem falar que tive a oportunidade de ter os dois livros autografados pelo próprio autor, com fotografia e tudo. Além disso ainda assisti a um Workshop dele. Foi muito interessante. Fizemos exercícios práticos durante todo o Workshop, no total para aí uns quatro. Até tivemos direito a público e tudo, que ouvia com atenção os nossos trabalhos.

Foi um fim-de-semana diferente...interessante...criativo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Trabalho de vídeo do curso de jornalismo web

As imagens do vídeo foram recolhidas antes de iniciar o módulo de vídeo, porque houve um evento desportivo no local e tive de lá ir filmar sem ter quaisquer conhecimentos técnicos de como se filma. Além disso, como não tenho câmara de filmar digital, tive de fazê-lo com a minha câmara fotográfica. Daí a qualidade das imagens não ser a melhor. É um risco que tive de correr. Ou tinha o conteúdo ou tinha a qualidade.  Preferi apostar no conteúdo. Mesmo assim, estou orgulhosa do meu trabalho final. Gostei.

Vídeo: Mudar rotinas em Vila Franca de Xira


O caminho pedonal ribeirinho entre Vila Franca de Xira e Alhandra, com 3 kms e 4,25 m de largura, é um dos espaços preferidos da população do concelho. Caminhar, andar de bicicleta ou apreciar a paisagem são algumas possibilidades de utilização.

Caminho muda rotinas em Vila Franca de Xira from Jornalismo Online on Vimeo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Trabalho de fotografia do curso de jornalismo web

Antes de iniciarem a visualização da fotogaleria gostaria de fazer uma breve explicação da narrativa fotográfica. Principalmente, explicar o motivo porque usei imagens a preto e branco, e a cores.
A ideia é mostrar o que mancha a paisagem e o que é belo e natural. Assim, todas as imagens a P&B são uma representação do que é negativo na paisagem envolvente do passeio ribeirinho. E as imagens a cores são uma repesentação da natureza do espaço.
Todas estas imagens foram trabalhadas no Photoshop CS4 e CS5, em termos de ajuste tonal, contraste e saturação.

Fotogaleria: Um cenário quase perfeito


Com vista privilegiada para o Rio Tejo, os mouchões e a lezíria, o passeio pedonal ribeirinho de Vila Franca de Xira tem, ao longo do percurso, elementos que destoam num cenário de grande beleza natural: as fábricas de Vila Franca e Alhandra.




A desactivada e degradada fábrica do descasque do arroz em Vila Franca de Xira






Vista da Lezíria




Os esgotos são uma constante



A sombra e o ar puro das árvores






Os grafitis tomam conta dos espaços abandonados






 
Um olhar sobre o Rio Tejo
 
 
 
 
 
 
Antiga Escola de Máquinas da Marinha
 
 
 
 
Prados de sequeiro florido
 
 
 
 
Fábrica da Cimianto, em Alhandra
 
 
 
 
Espaços verdes
 
 
 
Cimpor - Cimentos de Portugal, em Alhandra



 
 
 
Cais de Alhandra

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Estuário do Tejo: Fauna e flora


O Estuário do Tejo, zona húmida de importância internacional, contempla diversas espécies características da avifauna nacional. Quem passa no local, não fica indiferente à sua presença.


Consideráveis são as espécies que habitam este espaço, em contacto permanente com a natureza. Aves grandes ou pequenas, aquáticas ou terrestres, fazem deste sítio o seu habitat ao longo de todo o ano. Outras escolhem-no apenas durante o Inverno.

Sendo o passeio ribeirinho uma zona de grande afluência populacional, é natural que grande parte das aves que ali habitam sejam indiferentes à presença do Homem. A Gaivota-de-Asa-Escura e o Pato-Real são espécies comuns neste espaço e bastante apreciadas pela população.

Outras espécies características da zona ribeirinha, e não menos importantes, são o Rouxinol-Grande-dos-Caniços e o Cartaxo-Comum. Estas aves de pequenas dimensões, características de locais húmidos, encontram na vegetação existente ao longo do passeio ribeirinho a sua alimentação, sobretudo nas árvores de folhagem densa e caniçais.

A Garça-Real e a Garça-Branca-Grande também se encontram neste tipo de zonas húmidas, ribeirinhas, por preferirem margens pouco inclinadas e com vegetação não muito densa.

Existem ainda algumas espécies limícolas, que vivem no limo e no lodo, associadas a zonas húmidas como o Estuário do Tejo. Estas aves, conhecidas pelas suas vastas migrações, ocorrem ao estuário essencialmente de Inverno, como o Maçarico, o Borrelho-de-Coleira-Interrompida, o Alfaiate e o Pilrito-Pequeno.

A vegetação

A naturalização deste espaço foi concretizada através da plantação e da sementeira de espécies locais com reduzidas necessidades hídricas, e que muito têm contribuído para a manutenção da diversidade biológica e para o equilíbrio ecológico desta zona ribeirinha.

Entre as espécies de arbustos seleccionados salienta-se a utilização de Tamargueira, Salgadeira e Aroeira, colocadas em pontos estratégicos ao longo de todo o passeio ribeirinho. A preocupação no modo como são distribuídas e plantadas tem resultado numa harmonia do espaço.

Quanto às sementeiras, optou-se pelo prado de sequeiro florido, composto por várias espécies, Medicago Lupulina, Trifolium Fragiferum, e Lonicera Etrusca, o que permite a protecção do solo, promove uma cobertura mais eficaz e reduz os efeitos erosivos. Além disso, é uma importante fonte de alimento para algumas espécies avícolas. Os caniçais mantidos nas valas existentes são de particular importância para a preservação de algumas espécies e para o aumento da diversidade biológica.

É esta consciencialização e preocupação ambiental que faz com que o espaço preserve as suas especificidades naturais.

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Corrida, corridinha, caminhada


O passeio pedonal de Vila Franca de Xira é usado para acontecimentos desportivos. As suas condições físicas, aliadas à localização geográfica, fazem com que seja local de eleição para este tipo de iniciativas.


Um dos eventos desportivos mais emblemáticos é a Corrida das Lezírias, prova anual de 15 quilómetros, organizada pelo Pelouro de Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca. A prova, realizada no mês de Março, tem por objectivo promover a actividade desportiva no concelho.

Das três provas existentes, apenas a Mini-Corrida entre Alhandra e Vila Franca decorre na pista do passeio ribeirinho. As outras duas ocorrem em espaços diferentes: a Prova Principal, de 15 quilómetros, atravessa a Ponte Marechal Carmona até às lezírias; a Corridinha, para os mais pequenos, realiza-se no Parque Urbano do Cevadeiro, em Vila Franca.

Todos os anos, milhares de pessoas, umas movidas pelo desporto, outras pelo convívio, dirigem-se ao Parque Urbano do Cevadeiro para participar nas três provas propostas.

Amadores e profissionais do desporto traçam num circuito misto, entre cidade e campo, as belas paisagens ribatejanas.

A beleza natural e as condições da competição ganham, cada vez mais, a simpatia dos atletas. Este ano, a corrida bateu o recorde de 1400 participantes na Prova Principal e cerca de meio milhar nas restantes.

Comemorações do Dia Mundial da Saúde

Também este ano, durante as celebrações do Dia Mundial da Saúde, no mês de Abril, a câmara organizou um conjunto de actividades com o tema “Urbanismo, Saúde e Inclusão Social”. Estas actividades procuraram ir ao encontro daquilo que foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na campanha “1000 pessoas, 1000 vidas”.

Dia 11 de Abril foi a data escolhida para a caminhada, a decorrer no passeio pedonal. Muitos foram os que aderiram a esta causa e vestiram a camisola. Principalmente, os mais idosos.

Ao som de música bem animada, todos fizeram a sua preparação. À sua espera estava a meta, em Alhandra. Até lá, teriam de percorrer cerca de 3 quilómetros. Uns com mais ritmo que outros, concluíram a prova com aproveitamento, sob o olhar daqueles que os esperavam do lado de Alhandra, para a realização de testes médicos gratuitos.

Estas comemorações resultaram da parceria entre o município, a Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, o Hospital Reynaldo dos Santos, a Comissão Social Inter-Freguesias de Alhandra, S. João dos Montes e Sobralinho, e Sociedade Euterpe Alhandrense.

Resultado da adesão ao apelo da OMS, a Câmara de Vila Franca recebeu um certificado emitido pela organização ao concelho.

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Requalificação: Um projecto para continuar


O plano de requalificação da frente ribeirinha do concelho de Vila Franca de Xira promete prolongar o passeio pedonal, a norte e a sul do concelho. Existem inúmeros projectos e uma nova candidatura por parte da autarquia.


Proceder à demolição da antiga fábrica do descasque do arroz, situada em Vila Franca, para dar lugar a uma praça com uma ampla vista para o Rio Tejo é um dos projectos anunciados pela câmara municipal.

Segundo a autarquia, “foi aprovada uma candidatura deste município, no âmbito do QREN, de Requalificação Ribeirinha da Cidade, que constitui a terceira fase da obra e que permitirá ligar o caminho pedonal ao Jardim Constantino Palha e ao Parque Ribeirinho previsto a norte da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca”.

Em tempos, um painel gigante, em tecido, cobria uma das partes laterais da fábrica do descasque do arroz, fazendo as delícias dos que usam o passeio pedonal.

José Rodrigues, 86 anos, morador em Alhandra, ia até às imediações da fábrica só para olhar para aquele painel. “Foi pena o vendaval ter rasgado o pano. Era um espectáculo. Nós íamos ali atraídos por aquilo, para ver aquela vista. Levava-me mais o pano que a viagem do passeio pedonal em si.”

No apelativo painel informativo, colocado pela autarquia estrategicamente, podia ver-se um esboço do projecto de continuidade de requalificação da frente ribeirinha, a norte do concelho.

A candidatura que surge ao abrigo do programa Polis XXI, programa financiado pela União Europeia para a requalificação das cidades, prevê ainda a requalificação da Frente Ribeirinha da Zona Sul do Concelho (nas freguesias do Sobralinho, Alverca do Ribatejo, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria) para a qual estão também previstos vários parques ribeirinhos e caminhos pedonais.

Com esta candidatura, a câmara municipal pretende promover o Rio Tejo enquanto factor de identidade do concelho e local privilegiado para a criação de espaços de lazer e cultura. Todas as iniciativas propostas têm, no entanto, em atenção a protecção, valorização e salvaguarda dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais e culturais ligados ao rio.

Valores e apoios

O investimento global é de 9,790,000 euros, dos quais 7 milhões serão suportados pela câmara municipal e REFER, com 3,500,000 euros cada. Os restantes 2,790,000 euros resultarão do investimento de privados.

De momento, encontram-se a ser efectuadas as obras de Requalificação do Cais de Vila Franca de Xira, a norte do concelho, que ligará o passeio pedonal ao Jardim Constantino Palha, quando a antiga fábrica do descasque do arroz for demolida.

As obras serão executadas em duas fases. A primeira, já iniciada, é a requalificação do muro do cais. A segunda é a requalificação da zona envolvente ao cais, com início previsto para Junho.

O investimento desta obra é de 720.300 euros e conta com a participação da câmara municipal, QREN, União Europeia, Porto de Lisboa e o Programa Operacional Regional Por Lisboa.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira idealiza também a ligação da zona ribeirinha a sul do concelho ao Parque das Nações, através de uma ciclovia entre a zona ribeirinha da Póvoa e o futuro Parque do Trancão. O Parque do Trancão pertence ao Município de Loures. A boa notícia é que Vila Franca e Loures estão já em negociações.

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Uma obra, duas fases


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira construiu o passeio pedonal ao abrigo do programa Polis, Programa de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental das Cidades.


Numa primeira fase, iniciada em Fevereiro de 2005, o percurso tinha apenas 700 m de extensão, desde a Casa-Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, até à Fábrica Cimianto. Tem agora 3 quilómetros de comprimento e 4,25 m de largura, após prolongamento, a 4 de Outubro de 2008, até à antiga fábrica do descasque do arroz, em Vila Franca.

Além da “ligação pedonal e de ciclovia entre os núcleos urbanos de Alhandra e Vila Franca, a obra criou condições de acesso ao rio, aliadas ao desenvolvimento de actividades de recreio e lazer”, afirma Luís Matas de Sousa, urbanista e director do Projecto Municipal de Requalificação Urbana, que acompanhou todo o processo, desde a sua elaboração.

O investimento

A obra somou um investimento superior a sete milhões de euros. Contou com financiamentos comunitários e com o envolvimento de algumas entidades para além da Câmara Municipal. Essas entidades foram a Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

“A participação financeira do Estado, através da PIDDAC, correspondeu a 40% e a comparticipação de fundos comunitários foi de 50% do investimento global feito pela câmara”, sublinha o urbanista.

A obra contou ainda com o apoio da REFER, no alargamento e estabilização da Plataforma Ferroviária contígua ao Rio Tejo e na construção de uma passagem superior à via-férrea que, para além de miradouro, dá acesso ao Parque Urbano do Cevadeiro, onde se realiza anualmente a Feira de Outubro e algumas actividades desportivas, como a emblemática Corrida das Lezírias.

Trabalhos escritos do curso de jornalismo web

Quem caminha sempre alcança


Melhorar a qualidade de vida da população foi o principal objectivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira quando decidiu avançar com a construção de um passeio pedonal ribeirinho entre a sede de concelho e a vila de Alhandra.


“Está preparado para começar a fazer exercício físico?” A pergunta que ocupa o placard informativo interpela aqueles que iniciam uma prática desportiva no caminho pedonal, do lado de Alhandra.

Hoje, constantemente expostos a agressões como o stress e a ansiedade, há que evitar danos e apostar em hábitos saudáveis. O exercício físico é um bom método: protege a saúde e contribui para uma vida mais longa e com mais qualidade.

O desejo de ter uma vida mais saudável levou a que se registasse um aumento significativo de prática desportiva no concelho de Vila Franca. Aqueles que não faziam desporto, porque não frequentam ginásios, vêem agora uma oportunidade para mudar as suas rotinas. O passeio veio oferecer à população um espaço agradável para a prática de exercício físico e bem-estar. A custo zero.

Com início em frente à Casa-Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, passando pelo Parque da Marinha, a Praça de Toiros Palha Blanco, e acabando nas imediações da antiga fábrica do descasque do arroz em Vila Franca, este espaço parece ter cada vez mais “adeptos” e “simpatizantes”. Desde crianças de tenra idade até aos mais idosos, o passeio parece agradar a todos.

Caminhar e correr

As crianças deixam os computadores e as playstations em casa e vão andar de patins ou bicicleta. Os mais idosos ficam pelas caminhadas, na maior parte dos casos acompanhados por um amigo ou familiar. Fernanda Gomes e Ermelinda Almeida, reformadas, vizinhas, amigas e adeptas desta modalidade, já não podem passar sem as suas caminhadas diárias. “Todos os dias depois de almoço, caminhamos uma hora”, sublinha Fernanda Gomes.

Morador em Vila Franca de Xira, o naturopata Clemente Rocha salienta a importância destas caminhadas, dizendo que “são uma prática igualmente saudável e acabam por durar bastante mais tempo do que a corrida. Muito usadas por pessoas com alguma debilidade física ou idade avançada, são uma boa alternativa na realização de exercício físico”. O naturopata refere ainda que “as instituições de administração pública têm por missão ajudar a promover aquilo que beneficia a sociedade. Nesse aspecto faz todo o sentido este tipo de investimentos que contrariem o estilo de vida cada vez mais sedentário”.

No entanto, há sempre quem arrisque mais na prática desportiva e experimente a corrida, como é o caso dos mais jovens. Delfim Rocha, engenheiro informático, 28 anos, residente no concelho de Alenquer, a 8 quilómetros de Vila Franca, dirige-se duas a três vezes por semana ao caminho pedonal para correr. “É a única oportunidade que tenho para fazer desporto, porque os dias de trabalho são passados em frente a um computador.”


Trabalhos do curso de jornalismo web

Estive até à poucos dias a frequentar um curso de Jornalismo Web no Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), em Lisboa. E no decorrer do curso tive de realizar alguns trabalhos para o formato web. Hoje decidi colocar aqui os trabalhos realizados no módulo de escrita. São cinco textos jornalísticos, todos eles sobre  o mesmo tema: Passeio pedonal de Vila Franca de Xira.
Não pensem que tenho algum tipo de fetixismo pelo passeio, mas tinha de ser assim. Escolhiamos um tema e depois tinhamos de explorá-lo ao máximo, quer nos textos, quer nos outros formatos que irei colocar mais à frente.
O tema era escolha livre e escolhi-o porque é um local que me agrada bastante, do qual sou frequentadora, e além disso era de fácil acesso para poder trabalhar ao longo do curso. Tive de lá ir várias vezes e assim não tive problemas com autorizações, disponibilidades e coisas do género. O único problema foi mesmo o tempo, porque é um espaço ao ar livre...mas mesmo assim consegui ter tudo controlado.

Ah aceitam-se críticas.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Entre aguarelas e pincéis


Nunca tive jeito para o desenho. E sempre fui da opinião de que isso é inato numa pessoa. Logo, eu não fui abençoada com esse dom à nascença. Mas sempre gostei muito de arte, principalmente, de pintura. E admiro muito quem sabe fazê-lo. Porque não é uma tarefa fácil. E não estou a falar de rabiscos. Estou a referir-me a obras-primas.


Aprecio todo o tipo de arte, mas tenho especial admiração por realismo e naturalismo. Gosto de ver as coisas como elas são. Gosto ainda mais de paisagens e objectos. Não tanto de retratos.

Tudo isto, para dizer que estou decidida a pintar um quadro para pôr em minha casa. Sempre tive esse sonho. Mas o pior é consegui-lo.

Dizem-me que com a prática isso vai lá, mas acho que não estão bem a ver a primitiva que eu sou nestas coisas. Mal sei usar um pincel. Nem sei que movimentos lhe dar. Por onde começar. Que materiais usar. Enfim... estão a ver a situação.

Mas como sou uma pessoa decidida, vou fazê-lo custe o que custar. Mesmo que não fique uma obra-prima, e sim um rabisco. Não faz mal, o valor que esse quadro terá para mim, valerá por tudo o resto.
Agora é pôr mãos à obra e praticar muito, mas mesmo muito. A primeira etapa já está concluída: a compra dos materiais.

Vou começar pelas aguarelas porque é mais fácil. Pelo menos é o que dizem. Para mim é tudo igual, tudo difícil. E vou começar por pintar em papel cavalinho. Assim, se estragar a pintura, pelo menos o prejuízo não é tão grande. As telas são exageradamente caras.

Vou dando notícias.

Na pele de uma fotógrafa: barcos


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma verdadeira pérola


Este é um dos livros que encontrei perdidos na arrecadação. Trata-se de uma peça de teatro intitulada "Pérola", datada do ano de 1933. Não é todos os dias que temos a sorte e o privilégio de encontrar uma relíquia destas. O mais interessante é que todos os exemplares estão rubricados pelos herdeiros do autor. Como este que encontrei.
O livro de aspecto quase centenário ficará bem guardado na minha estante. Para que um dia possa ler as suas páginas amareladas pelo tempo, e respirar o cheiro a passagem do tempo, entranhado em cada uma delas.
É tão bom. Estou encantada.

domingo, 9 de maio de 2010

O monte já era pequeno


Ainda não acabei de ler os livros que completam o monte que tenho na minha mesa de cabeceira, e para o qual olho todos os dias mal acordo, e já lá pus mais uns quantos. O monte de livros já é mais alto que o meu candeeiro. É o que dá pôr-me a arrumar a estante. Mas o que é que hei-de fazer. Os livros estão a abarrotar, já nem sei onde pô-los. Uns deitados, outros em pé, outros tudo ao molho e fé em Deus.
Os que não cabiam na estante, levei para a mesa de cabeceira e foram eles: "A princesa do gelo" de Camilla Läckberg; "A cabana" de WM. Paul Young; "Casamento em Dezembro" e "A casa na praia" de Ana Shreve.
Agora resta saber quando é que vou lê-los. Enquanto isso vou limpando-lhes o pó.

sábado, 8 de maio de 2010

A princesa das princesas


Como é bom estar com alguém que nos ama. Partilhar palavras doces e carinhosas. Hoje foi assim:

"Tu és a princesa das princesas. Quando estás a dormir és a Bela Adormecida. Quando estás a limpar a casa és a Gata Borralheira. Quando estás deitada no chão em cima dos tapetes és a Jasmim."

Palavras para quê. Só quem ama verdadeiramente pode perceber o significado destas palavras.

Irmãos também são para estas coisas


Estou que não posso. Isto é demais para um só coração. Tanta boa notícia em tão pouco espaço de tempo. Desta vez as surpresas foram musicais. E há borla. Como eu gosto destas coisas. Já está assinalado na minha agenda, dois concertos a não perder. Um deles é já este mês, o outro ainda vou ter de esperar meio ano. Mas não faz mal vai valer a pena a espera.


Rock in Rio Lisboa 2010 eu vou! Dia 21 de Maio foi o dia que escolhi porque é o dia da Shakira. Apesar de ter estado indecisa pelo dia 22 porque vai lá estar a Leona Lewis, que eu também adoro. Mas pronto como em tudo na vida, nada é perfeito. Às vezes temos de fazer escolhas. Eu fiz a minha e não me arrependo. Ainda por cima o bilhete é à borlix e vou bem acompanhada com o meu amor.

Dezembro será mais do que um mês de tempo frio, Natal e passagem de ano. Será o dia em que vou ver ao vivo e a cores Lady Gaga. Que grande prenda de Natal antecipada.

Coisas de irmãos. Obrigada aos dois por me proporcionarem estes dois momentos fantásticos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mais do que um livro, uma memória



Já partiste há algum tempo, mas deixaste a tua alma presente em muitas coisas que ainda permanecem vivas. Eras uma pessoa especial e especial é também este livro que encontrei entre outros, não tão especiais.

Em duas linhas já repeti a palavra "especial" três vezes e apenas numa só frase. Se me permites vou repeti-la mais uma vez, porque o que faz deste livro tão especial não é o título, nem o autor, mas sim aquela que em tempos foi a sua dona.

Quando abri "Servidão humana" de Somerset Maugham e folheei a primeira página, encontrei algo mais profundo e significativo que o título do livro. Um carimbo com o nome da minha avó paterna, Maria Rosa da Costa e Silva, apelido do qual me orgulho bastante. Este carimbo, que o tempo não apagou, fez com que este livro deixasse de ser apenas aquilo que é. Mais do que um livro, ele é para mim uma memória.

Obrigada avó por estares sempre presente na minha vida.

Novas descobertas



É sempre bom encontrar algo com significado. Com a marca do tempo. Foi isso que encontrei quando peguei em três livros escondidos entre caixas com loiças antigas, aparelhos de ginástica ignorados pelos seus donos, livros escolares, material eléctrico, e coisas do género.

Estas preciosidades estavam na arrecadação. Que lugar estranho para se guardar livros. Os livros foram feitos para ser lidos. Não para ser usados como folhas de jornal para proteger louça em alturas de mudança.

Para mim os livros são bens preciosos. Através deles podemos aprender cada vez mais. Transmitem-nos conhecimento. Colocam-nos dúvidas. Despertam os nossos sentimentos.

Ler faz bem há alma. O que não faz bem à alma dos livros é o cheiro a mofo que se entranha com o passar dos anos nas suas páginas amarelecidas. Esquecidas numa arrecadação.

Aqueles que vou encontrando, tiro-lhes o pó e dou-lhes uma nova vida. Dou-lhes a oportunidade de serem lidos. Dou alma à casa e utilidade às prateleiras.

Uma vez ouvi alguém dizer que uma casa sem livros é como uma casa sem alma. Concordo plenamente.

Orgulhosa de mim mesma

Hoje vi parte do meu trabalho final do curso de Jornalismo Web que estou a frequentar. Fiquei orgulhosa e quase emocionada. É sempre bom ver o resultado do nosso empenho. Assim que o curso acabar vou colocar aqui os trabalhos. Aceitam-se críticas, mas também elogios.

Boas notícias

É destas notícias que eu gosto. Só tenho motivos para sorrir. Primeiro, porque soube que a minha querida sobrinha de 9 anos ficou em 19º lugar, num campeonato de matemática onde participaram 350 miúdos. Eu não conseguiria tal feito. Nunca fui amiga da matemática. Nem ela minha amiga. São daquelas relações que não vale a pena insistir. Já me conformei.
Segunda boa notícia, descobri que vai haver um Workshop de escrita criativa, dado pelo Pedro Sena-Lino, durante a feira do livro. E há borlix :))))))
Terceiro, o meu curso de Jornalismo Web está a acabar. Eu adorei o curso, mas foi uma autêntica correria e acumulação de stress com tantos trabalhos.
Quarto, o meu professor do curso de Ideias Religiosas, do El Corte Inglés, vai organizar três visitas maravilhosas. Cada uma melhor que a outra. Vamos à Quinta da Regaleira em Sintra, à Mesquita e ao Templo Indu. Já me estou a imaginar descalça a assistir à Missa com lenço na cabeça, uma autêntica muçulmana.
Quinto vai abrir um curso de Poesia no Corte Inglés :))))) É desta que vou soltar a minha veia poética, que parece tardar em aparecer.
Sexta boa notícia, já falta pouco para ir aos Pastéis de Belém com as minhas colegas de curso, tirar a barriga de misérias. Ai não pode ser. Vem aí o Verão. Que se lixe. Venham os pastéis.

domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe

Para ti mãe que tanto amo


Mimas-me com todo o teu carinho

Ajudas-me com todo o teu apoio

Es assim porque és mãe.

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do trabalhador


Hoje é o Dia do Trabalhador. E só tenho uma coisa a dizer, estou desempregada. Por isso, deduzo que este não seja um dia para comemorar.

Mais uma vez a pensar em ti





Teus olhos falam

Aquilo que não consegues

Dizer por palavras

E que eu escuto com atenção.